Pêndulo é um livro sobre métodos de composição sonoro-visuais desenvolvidos por Marco Antônio Guimarães – músico, compositor e criador de instrumentos acústicos, fundador do Grupo Uakti. Esses métodos são processos criativos preciosos e de grande potência no ensino de música e arte, de caráter simples e interdisciplinar, conectando elementos visuais e composição sonora de forma eficaz e lúdica.
A elaboração do Pêndulo existe através do encontro da artista Julia Baumfeld e Marco. Essa conexão permitiu o acesso e troca de Julia com o universo de criação do músico-inventor. Marco desenvolveu os métodos sonoro-visuais ao longo dos seus 30 anos de carreira, e ministrou oficinas que os utilizaram como base pedagógica. Julia Baumfeld foi coordenadora e assistente das oficinas ministradas por Marco entre 2015 e 2016.
Dentre os métodos investigados por Marco, encontram-se cartas de baralho, jogos de dados, o oráculo I Ching, figuras geométricas, e o pêndulo.
Marco Antônio Guimarães nasceu em Belo Horizonte em 1948, e estudou música na Universidade Federal da Bahia nos anos 1960, onde conviveu com o músico e inventor Walter Smetak, relevante no cenário tropicalista, que o inspirou a desenvolver seus primeiros instrumentos. Ao retornar para BH em 1976, Marco passou a integrar a Orquestra Sinfônica, onde atuou como violoncelista por 15 anos. Ao longo deste período, Marco dedicou-se à invenção e construção de seus instrumentos acústicos, tendo fundado o Grupo Uakti em 1978. Marco participou como instrumentista nas turnês do grupo até 1992, quando decidiu deixar os palcos por se considerar mais inventor e compositor do que instrumentista, e passou a optar por um modo de vida recluso.
Ao longo de seus mais de 30 anos de carreira, Marco produziu 27 discos – onze deles com o Grupo Uakti, quatro discos solos, e treze trilhas sonoras, sendo cinco delas para espetáculos do Grupo Corpo. Soma-se ao seu legado a concepção de mais de 60 instrumentos musicais acústicos que ele próprio construiu utilizando materiais não convencionais.
Apesar da trajetória renomada como compositor, a obra de Marco que transita por criações plásticas e sonoras, fundamentadas em métodos incrivelmente simples e singulares, é ainda pouco conhecida. Tais metodologias de composição sonoro-visuais foram transmitidas por Marco em suas oficinas de criação, e são apresentadas no livro Pêndulo.
Alguns desses métodos foram utilizados por Marco para composições de grande relevância, dentre elas as renomadas trilhas sonoras "21" e "I Ching" produzidas para o Grupo Corpo.
O livro Pêndulo foi criado por Julia Baumfeld
a partir da obra de Marco Antônio Guimarães.
Edição e projeto gráfico
Julia Baumfeld
Luísa Rabello
Legendas
Julia Baumfeld
Kristoff Silva
Marco Antônio Guimarães
Legenda sobre Chori
Marco Scarassatti
Consultoria das legendas
João Viana
Felipe José
Textos
Olívia Viana
Julia Baumfeld
Kristoff Silva
Marco Scarassatti
Biografia
Felipe José
Revisão
Clara Delgado
Tratamento de imagens
e webdesign
Victor Galvão
Elaboração de projeto
Clarice G. Lacerda
Julia Baumfeld
Produção executiva
Flávia Mafra
Cartilha
Felipe José
Emília Chamone
Agradecimentos
Grupo Uakti
Pedro Zajden
Fernando Fiúza
Cris Vaz
Rodrigo Pederneiras
Tereza Castro
Paulo Sartori
Berenice Menegale
Felipe Chimicatti
Frederico Almeida
Randolpho Lamonier
Alê Fonseca
Leandro César
Nélio Costa
Sara Pozzato
Contato e informações
livropendulo@gmail.com
https://www.instagram.com/livropendulo/
Patrocínio
Realização
Incentivo